13 abril, 2006

Ler jornais, é saber mais?

- Está? Saraiva? Sou eu...
- Ah, disse o Saraiva no seu eloquente Inglês.
- Estou a ligar-lhe porque fiquei preocupado com esta notícia...
- Que notícia?
- O Vaticano considera que ver televisão, ler jornais e navegar na internet são novos pecados.
- E qual é a preocupação?
- Sei lá?! Isto não o preocupa? Parece-me que a igreja católica está a tornar-se cada vez mais radical e fundamentalista... como o Islão...

O Saraiva fez uma pausa... Lá fora, os passarinhos fizeram uma pausa... O gato da vizinha fez uma pausa... A GALP aumentou a gasolina.

O Saraiva interrompeu o silêncio.
- Mas olhe que nem todos os arabes são fundamentalistas, a prova é que, há dias, cumprimentei um no metro e ainda tenho o braço.
- Pois mas isso não invalida que a igreja, está a tentar, de alguma forma, voltar à idade das trevas... Insisti a ver se conseguia provocar o velho Saraiva.
- Para a igreja, o que é bom faz mal. Sempre foi assim.
- Ó Saraiva, agora tenho de desligar.

Mas isto das relações entre a igreja e a sociedade não me saía da cabeça... Quando era miúdo costumava rezar para que deus me enviasse uma bicicleta... mas depois apercebi-me que a religião não funcionava assim, então roubei uma e rezei para ser perdoado...