28 março, 2006

Saraiva

- In nomine patri et filii et spiritu sanctu, amen! Muito bem meu filho, como te chamas?
- Saraiva.

- E então Saraiva, há quanto tempo não te confessas?
- Ooh... (disse o Saraiva em Inglês)

- Calma, meu filho, calma... tenho a certeza que não foi assim há tanto tempo...
- Que não me confesso? Oiça doutor, vou lhe dizer uma boa...

- Doutor?!? Como assim doutor?
- Peço desculpa... esta minha cabeça...

- Mas ia dizendo....
- Sim Sr. doutor?

- Chame-me Prior.
- Ah sim pois, Sr. Prior.

- Então? Quando foi a última vez que te confessaste!
- Pois, aí está Sr. Prior. Não houve última vez... nunca me tinha confessado antes.

- Nunca é tarde meu filho... nunca é tarde para começar a percorrer os caminhos da fé.... mas eu posso ajudar-te... certamente que já ouviste falar em pecados... estás assim a ver algum pecado que tenhas cometido?
- Sim Sr. Prior!

- Então diz lá o pecado que te aflige....
- Bem doutor, o meu maior pecado neste momento, acho eu, é que... é que não acredito em Deus!

- Pois... isso é chato....
- É não é? É a isto que se chama um pecado mortal...

- Não... os pecados mortais são sete... e são a luxúria, a gula, a inveja, a vaidade, a preguiça e.... e qual é o outro? Há sempre um que escapa....
- Acontece a todos... eu também me estou sempre a esquecer das coisas...

- De qualquer forma, o teu pecado não faz parte da lista... tu não viste o filme? Com aquele rapazinho loiro?
- Mas doutor...

- Prior!
- Sr. Prior. A mim parece-me que não acreditar em Deus é um pecado senão mortal pelo menos muito grave, não acha?

- Sabes meu filho... isso de acreditar ou não em Deus, não faz muita diferença, o que interessa é saber que existe uma força que nos guia os passos, que nos faz praticar o bem... e que não nos deixa cair em tentações!
- Mas isso não é a polícia?

- Não meu filho.. é Deus!
- Mas olhe que a polícia também faz o seu efeitozinho....